segunda-feira, 5 de março de 2012

Camaro SS chega com motorzão V8 e sabor retrô por R$ 185 mil

<b>Chevrolet Camaro SS: cupê quer oferecer melhor relação custo/diversão do mercado</b>             Tem saudades do Maverick V8? Ou do Opala SS com motor seis-cilindros? Ou mesmo dos "Dojões" de outrora? Bem, não se trata exatamente da mesma coisa (inclusive no preço), mas o Chevrolet Camaro SS chega agora ao Brasil para matar a sede dos fãs desses carros esportivos corpulentos, que parecem cheirar a óleo, gasolina e pneu queimado.

O Camaro foi visto no Salão de São Paulo, no mês passado, e na verdade já estava à venda por aqui um pouco antes daquele evento. Desde então, cerca de 450 unidades foram emplacadas ou encomendadas via importação oficial. Em versão única, dotado de motorzão V8 de 6,2 litros, o carro custa R$ 185 mil. Fabricado no Canadá, vem para terras verde-amarelas sem nenhum alívio tarifário. Os americanos pagam pelo mesmo Camaro SS cerca de US$ 34.295 (aproximadamente R$ 60 mil).

Nascido na segunda metade da década de 1960, quando os Estados Unidos viam sua população jovem explodir em termos quantitativos, o Camaro engrossou a lista dos pony car, carros esportivos de porte compacto e motores raçudos -- o Ford Mustang foi o pioneiro, e o Dodge Challenger é outra referência. Vítimas da crise do petróleo iniciada em 1973, da ressaca da Guerra do Vietnã e até do aperto econômico neoliberal dos anos 1980, esses carros ou desapareceram, ou capengaram até a entrada do século 21.

Em 2005, iniciando uma autêntica onda retrô automotiva, a Ford decidiu relançar o Mustang; provocada, a Chrysler/Dodge correu atrás e recolocou o Challenger no mercado; e depois foi a vez de a General Motors redesenhar o Camaro: deu-lhe músculos, tamanho e força extras, e lançou a quinta geração do modelo em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário